terça-feira, outubro 09, 2007

Tapa na cara

O que essas crianças têm em comum? São humildes? São de uma periferia, por causa das roupas? Eu te digo. São todas, filhas de prostitutas. Do Brasil? Não, porque estariam de terno e gravata, mas essas são de uns dos bairros mais pobres do mundo, Bairro da Luz Vermelho, Calcutá, Índia. A gente costuma ler, sobre o crescimento da Índia, mas a classe menos favorecida fica pior ainda.

"Nascidos em Bordéis" é uma poesia em movimento, embora triste, sobre crianças sem expectativa alguma de vida. A fotógrafa Zana Briski, a princípio queria ver a rotina das mulheres e fazer fotos com elas. Mas acabou conhecendo as crianças e se apegando. Resolveu ensiná-las a tirar fotos, deu uma máquina para cada uma e pediu que tudo que lhes chamassem atenção fosse registrado.

O documentário é muito tocante, pois a gente reclama aqui, que aqui está difícil, qua ali não sei o que, mas nem desconfia que tem crianças em situações que machuca a gente. Alguns não querem enxergar, mas como aceitar que adultos perguntem à crianças de 10 anos, quando elas vão começar a trabalhar. Com as fotos das crianças, foi possível arrecadar fundos para que elas estudassem... Infelizmente, a cabeça dos pais daquele lugar são as piores possíveis e a miséria pior ainda.

Esse filme e "Ilha das Flores", são dois documentários que TODOS deveriam assistir para verem como pessoas vivem, as condições e comparar com o que vivemos, para assim começar a dar valor nas coisas. Como diz o título da postagem, é um tapa na cara.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi!! como faço p entar em contato com vc????