terça-feira, junho 05, 2007

O reflexo do preconceito


Tempos atrás eu gostava bastante de uma música do Bruce Springsteen, "American Skin". Na época não prestei atenção direito na letra e essa semana vendo uns clipes no youtube, achei esse vídeo. A letra da música é boa e como sou curioso por natureza fui pesquisar seu significado. Springsteen escreveu a música em homenagem a Amadou Diallo. Agora, quem foi Amadou Diallo? Até essa semana eu não tinha a menor idéia.

Era 4 de fevereiro de 1999, um homem negro estava na porta de seu prédio no famoso bairro de New York, Bronx. Segundo minha pesquisa é um bairro pobre em que seus moradores são da grande maioria negros e hispânicos. Assistindo alguns filmes e lendo um pouco é possível notar que o país sempre foi divido em raciais (assistir "Mississipi em Chamas") e historicamente, encontro de policias brancos e cidadão negros nunca acaba bem. Voltando a narrativa.

Era noite. Quatro policias a paisanas integrantes de uma divisão, Unidade de Crimes de Rua, acham o rapaz suspeito, segundo relatos 'ele podia ser um assaltante vigiando a rua'. O carro para. Dois policiais saem e gritam "Polícia" ou o famoso "N.Y.P.D.. FREEZE!". O rapaz de Guiné assustado se recua para o pequeno hall do prédio e começa a vasculhar o bolso. Partindo do ideal de policial "primeiro atira e depois vê quem é", um policial gritou "GUN!". Isso bastou para que os quatro policiais descarregassem 41 tiros contra o jovem imigrante, acertando 19. Dois policias, os que desceram, foram responsáveis por 16 tiros cada um.

Um absurdo. Eles foram julgados e um júri de 8 brancos e 4 negros, decidiram que eles eram absolutamente inocentes. Eu achava que apenas no Brasil a justiça era uma palhaçada, mas depois de ler essa história, acabo concluindo que não. "Autoridade" nunca dança, ela é sempre o lado forte da corda.

E a música é em homenagem a ele. Tem um trecho em especial, que eu curto demais.
Abre aspas.
Lena gets her son ready for school
She says "on these streets, Charles
You've got to understand the rules
If an officer stops you
Promise me you'll always be polite,
that you'll never ever run away
Promise Mama you'll keep your hands in sight"
Fecha aspas

Como diz o filme... "Não importa se é bandido ou policial, pois quando se está com uma arma apontada em sua cabeça que diferença faz?".

Um comentário:

Felipe de Esparta disse...

sim essa história é um absurdo como tantas outras que ocorreram em todo o mundo, veja por exemplo o que aconteceu também nos EUA no caso Rubin "Hurricane" Carter em que Bob Dylan faz uma bela letra sobre a injustiça cometida ao boxeador, que ficou por mais de uma década trancafiado, por algo que não fez.
No brasil tem vários casos assim, vide por exemplo o caso dos irmãos naves ou o caso de mota coqueiro.